quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ângulos obtusos

A prática do arco e flecha surgiu por volta de 3.500 A.C quando anciões egípcios preparavam os arcos para seus guerreiros, segredo que era repassado em cerimônia de pai para filho. Sendo que esta técnica era muito valiosa na sociedade de época, posteriormente os Assírios revolucionaram a forma dos arcos, depois vieram os Hilitas, Romanos, etc etc..

Porém, alguns jovens não estão acostumados à prática dessa modalidade esportiva, fato visível, quando utilizam de alvos os próprios coleguinhas. Foi o que aconteceu com o menino Liu Cheong, enquanto muitos acreditam ser um milagre de natal, a explicação não é tão subjetiva assim.. No caso, o jovem arqueiro foi atingido no olho direito pela flecha de sua companheira de esporte, quando realizava seu treinamento rotineiro na cidade de Jiutai, na China. A flecha atravessou todo o crânio do jovem e por pouco não atingiu o cérebro, só parando quando tocou novamente o crânio do jovem chinês.

O médico que atendeu o jovem disse a imprensa: "Foi um milagre ele ter sobrevivido ao acidente", porém, a explicação, como disse anteriormente, é simples. Algo que pode ser solucionado com singelos gráficos e cálculos que seguem:

Po é ângulo máximo da puxada (o caso de mínimo fica demonstrado a partir deste tomando-se a função g = -f). Seja ei o vetor ângular do tiro e P que possui a i-ésima coordenada igual a 1 e as restantes iguais a 0, significando a trajetória da flecha. Temos o impacto direto e a profundidade de perfuração da flecha.

"Não endendi, desenhaaa pra eu?"... Ô malditas fugas das aulas de Física elementar no primário, juvenil.. Ok, desenharei:


Com isso tem-se a queda do 'milagre'... E logo abaixo segue a foto da façanha que a Chinesinha, de nome Yan Shin de 13 anos conseguiu fazer. Segundo as autoridades, ela foi internada em estado de choque.


Fonte: Fernando Moreira - Globo Online

Um comentário:

Mr. Durden disse...

Voilá!
Isso que eu chamo de acerte em cheio.